Endereço
R. C - Jardim Santo Amaro, Guapimirim - RJ, 25940-000
Horários
Segunda à Sexta: 8h às 17h
Este treinamento tem como objetivo preparar a equipe para realizar resgates em locais de difícil acesso. Atualmente, é a melhor opção para garantir que os trabalhadores estejam prontos para lidar com emergências dentro do ambiente de trabalho.
De acordo com a norma NR 35, é obrigatório ter uma equipe treinada para resgates em trabalhos em altura ou em locais confinados, pronta para agir caso seja necessário socorrer um colega.
O curso oferece soluções técnicas para resgates em emergências, com foco em trabalhos em altura e espaços confinados. Ele ensina manobras individuais e em grupo, uso de cordas, movimentação de macas e outras técnicas básicas para diferentes áreas da indústria. Também inclui práticas com suspensão de vítimas, uso de macas em operações especiais e procedimentos em espaços confinados, sempre simulando situações reais do ambiente industrial.
Os profissionais resgatista são atuantes em diversos setores que terão exposição de trabalho e altura, em espaço confinado e de difícil locomoção onde esse profissional será fundamental, pois com técnicas avançadas conseguem movimentar uma possível vítima com agilidade e destreza, tendo as áreas onde mais se destacam como:
Operacional
O treinamento de nível inicial capacita a pessoa para participar de resgates em altura e espaços confinados, utilizando sistemas de proteção e movimentação segura de vítimas. Envolve o uso de sistemas mecânicos, elétricos e de cordas para resgates verticais e progressões variadas.
Líder
Nível intermediário de qualificação em resgate especificado para o terceiro nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada para participar de uma variedade de resgates em altura O treinamento capacita para resgates em altura e espaços confinados, usando sistemas de vantagem mecânica, pré-montados ou automáticos. A formação inclui técnicas de progressão por corda, sistemas mecânicos e elétricos para movimentação e resgate de vítimas em todas as direções.
Coordenador de Equipe
O treinamento de nível avançado capacita para coordenar e planejar operações de resgate, gerenciar equipes e montar sistemas de movimentação vertical e horizontal. Inclui resgates de alta complexidade e resgates avançados em suspensão, com ou sem acompanhamento da vítima.
O profissional com qualificação básica em acesso por corda é capaz de atuar com segurança em diversos sistemas utilizados na técnica, sempre sob a supervisão de um profissional de nível 2 ou nível 3. Sua função envolve o uso de métodos de acesso por corda para finalidades industriais, aplicando técnicas específicas que permitem o acesso a prédios e outras estruturas, tanto onshore quanto offshore. Essas técnicas se aplicam a todas as situações em que o uso de cordas é necessário para realizar trabalhos de acesso em altura.
Para que seja considerado apto, o aluno deverá demonstrar todas as habilidades e competências nos exercícios práticos previstos no currículo do treinamento e, ser aprovado em avaliações de provas escrita e oral;
ABNT NBR 15475, NBR 15595 e NR-35.
40 horas (8 horas teóricas e 32 práticas)
Não é exigida experiência profissional anterior para a certificação do candidato nível 1.
5º Ano do Ensino Fundamental (No mínimo)
Os candidatos devem apresentar o atestado de saúde ocupacional (ASO) que o considere apto a realizar trabalho em altura. Os candidatos devem assegurar que possuem boa condição física, que são capazes de realizar atividades que exigem agilidade e coordenação e ser capazes de controlar o estresse do trabalho em condições adversas.
Ser maior de 18 anos;